Possui origem dinamarquesa no lado paterno. Criada na velha aristocracia portuguesa e educada nos valores tradicionais da moral cristã, foi dirigente de movimentos universitários católicos quando frequentava Filologia Clássica na Universidade de Lisboa, que nunca chegou a concluir.
Veio a tornar-se uma das figuras mais representativas de uma atitude política liberal, apoiando o movimento monárquico e denunciando o regime salazarista e os seus seguidores. Ficou célebre como canção de intervenção dos Católicos Progressistas a sua "Cantata da Paz", também conhecida e chamada pelo seu refrão: "Vemos, Ouvimos e Lemos. Não podemos ignorar!".
Distinguiu-se também como contista (Contos Exemplares) e autora de livros infantis (A Menina do Mar, O Cavaleiro da Dinamarca, A Floresta, O Rapaz de Bronze, A Fada Oriana, etc). Foi também tradutora de Dante Alighieri e de William Shakespeare.
Sophia de Mello Breyner Andresen faleceu aos 84 anos, no dia 2 de Julho de 2004, em Lisboa.
![Image result for sophia de mello breyner andresen](https://s.ebiografia.com/assets/img/authors/so/ph/sophia-de-mello-breyner-andresen-l.jpg)
0 comentários :
Enviar um comentário