Realismo - Foi um movimento literário e artístico que nasceu nas últimas décadas do século XIX na França. O Realismo é mais estético e preocupa-se com o carácter do romance naturalista. É uma resposta ao exagero do romantismo. Os seus fundadores foram Antero de Quental e Eça de Queiroz através da Questão Coimbrã e das Conferências do Casino Lisbonense.
Naturalismo - Radicalização do realismo, baseando-se na observação fiel da realidade e na experiência, mostrando que o individuo é determinado pelo ambiente e pela hereditariedade. Os temas explorados são: a homossexualidade, o incesto, o desequilíbrio que leva à loucura. As obras do realismo destacavam-se pela abordagem aberta do sexo e pelo uso da linguagem.
Título e Subtítulo - A obra Os Maias recebe este título porque acompanha três gerações da família Maia correspondentes a momentos histórico-políticos e culturais diferentes:
1ª Geração - A de Afonso da Maia, marcada pela reação contra o absolutismo e a defesa dos valores antigos.
2ª Geração - A de Pedro da Maia, marcada pela instauração do Liberalismo e pelo ultrarromantismo.
3ª Geração - A de Carlos da Maia, marcada pela queda dos ideais liberais.
O título refere-se à intriga principal e secundária e acompanha a história de vida e peripécias dos três elementos masculinos da família Maia antes referidos. O subtítulo Episódios da Vida Romântica indica a intenção de descrever o estilo de vida romântico através de episódios que se relacionam de alguma maneira com as personagens principais. O subtítulo é justificado pois o narrador oferece-nos vários casos, cenas ou atitudes, consideradas típicas dos Romantismos de 1875-76 e de Portugal caracterizado pelo desânimo da Geração de Setenta.
0 comentários :
Enviar um comentário