A existência, na poesia anteriana, de ‘‘dois Anteros’’ é uma ideia defendida, por exemplo, por António Sérgio (1981), tendo por base a oposição entre poemas que são expressão, por um lado, de um activista defensor de ideais de renovação e revolução, e, por outro, de uma ideia pessimista e negativa, mas que, talvez, também se revista de uma aspiração positiva e libertadora.
A dicotomia sergiana, que opõe o Antero luminoso ou apolíneo ao Antero nocturno ou romântico, reporta-se a poemas que revelam uma acção combativa e um projecto de renovação e de um ideal social, e, o outro, um conflito psicológico e a aproximação ao sobrenatural, entre a euforia e a abulia, retrato de um lutador e um desiludido.
Esta concepção de ‘‘dois Anteros’’ é atribuível ao próprio poeta, que se auto-analisava, consciente da sua instabilidade psicológica, numa ansiada busca de uma unidade ordenadora.
Apolíneo:
Antero Apolíneo ou Antero Luminoso. Ilustra a tendência luminosa a uma atitude combativa e de origem romântica de defesa de um projecto social, aliado ao papel que ao Poeta cumpre desempenhar, nunca dissociando a sua condição e o seu trabalho da reflexão estética acerca da essência e da função da poesia no contexto histórico,é sinal de modernidade nas letras portuguesas.
Exemplo de Antero Apolíneo: o soneto "A um poeta".
Dionisíaco:
Antero Dionisíaco ou Antero nocturno ou romântico. O Antero Dionisíaco ilustra a tendência noturna e visam uma interpretação do espaço noturno e da forma como o sujeito poético se relaciona com a manifestação assumida à noite como expressão do absoluto.
Exemplo de Antero Dionisíaco: o soneto "Nox".
Goldenomenal - Titanium White Dominus Price Guide 2021 - The
ResponderEliminarGoldenomenal titanium nose hoop is an ultra-modern metal car and is the first manufacturer of an 2018 ford fusion energi titanium ultra-modern design thaitanium for an ultra-modern car. tecate titanium This car also has a unique titanium nose stud